Bem vindos ao "O Farol", esperamos contribuir de alguma forma em suas pesquisas ou esclarecimentos sobre essa nova metodologia de aprendizagem a Educação a Distância.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Tempos Modernos e a Tecnologia


Em Tempos Modernos - um clássico do cinema mudo, Charles Chaplin retrata com criatividade a situação que os trabalhadores enfrentaram no início da Revolução Industrial. Isso porque a invenção da máquina a vapor desencadeou uma revolução tecnológica modificando hábitos, costumes e valores humanos até então conhecidos.
 
No começo da Revolução Industrial, acreditava-se que o aumento da produção produziria a igualdade social, mas, ao contrário, a abundância e as novas tecnologias ficaram restritas há poucos e só os mais ricos usufruíam dos seus benefícios. 

Atualmente, ao contrário do que é demonstrado no filme, enfrentamos um aumento no acesso a tecnologia por alguns e acesso exuberado por outros interconectados que chegam a alguns casos causar dependência em suas atividades. Isso porque a eletrônica, ou melhor, a tecnologia veio para ficar porque chips, computadores de bolso, super máquinas, nanotecnologia estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. E, com isso, a substituição de pessoas por robôs, caixas eletrônicos enfim vivenciamos a revolução tecnológica.

O mundo caminha velozmente nas interfaces dos computadores e na ponta dos dedos das pessoas. Antonio Limone, em seu artigo “Reflexões sobre passado, presente e futuro” (2007), afirma: “pela velocidade com que digitam, é de se imaginar que em algum tempo os neurônios da humanidade começarão a se deslocar do cérebro para os dedos, pois, às vezes, me parece que os dedos já começaram a agir mais rapido que a cabeça”.

Aliás, já em 2000, Peter Drucker, em seu texto “Managing knowledge means managing oneself” já profetizava: “em alguns séculos, quando a história de nossos dias for escrita com uma perspectiva de longo prazo, é provável que o fato mais importante que os historiadores destaquem não seja a tecnologia, nem a internet, nem o comércio eletrônico. Será uma mudança sem precedentes da condição humana. 

Por fim, pela primeira vez, literalmente, um número substancial e crescente de pessoas tem escolhas, porque elas gerenciam a si mesmas e a sociedade está totalmente despreparada para isso partir do momento que nem todos tem acesso a tecnologia.

Nenhum comentário: