Bem vindos ao "O Farol", esperamos contribuir de alguma forma em suas pesquisas ou esclarecimentos sobre essa nova metodologia de aprendizagem a Educação a Distância.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Evolução Tecno-virtual do Homem na Educação

A evolução é amplamente considerada como uma força progressiva impulsionando inexoravelmente uma melhoria racial que pode ser vista como oferecendo um pouco de esperança tangível para nossa espécie com problemas. Infelizmente este modo de pensar está baseado em dois enganos.
· Primeiro, não está de forma alguma claro que a evolução é necessariamente progressiva,
· Segundo, até mesmo quando ela é progressiva, mudança significativa procede em uma escala de tempo muitas ordens de magnitude maiores que a escala de dezenas ou centenas de anos com que os historiadores se sentem confortáveis. Ainda mais se dentro desse processo considerarmos o fartor tecnológico ou o fator virtual
Podemos perceber um novo tipo evolução que acredito, pode ter sido responsável por um dos exemplos mais espetaculares da evolução progressiva: o aumento do cérebro humano – o pensar. Na evolução dos cérebros os homens adquiriram a habilidade de simular modelos do mundo externo e  em formas avançadas co-relacionamos habilidades de imaginação –  assimilação - aprendizado. Não obstante, podemos compará-la a um software de realidade virtual que roda em alguns computadores já algum tempo. Esse seria o ponto do fazer/transmitir: “o mundo virtual interno” no qual os homens podem em efeito se tornar uma parte do ambiente por meio da educação. Daí a importância da tecnologia na educação.
Nesse caso, uma espiral co-evolutiva pode decolar  com  um hardware — especialmente hardware cerebral — evoluindo para se ajustar a melhorias no "ambiente tecno-virtual". As mudanças nesse hardware cerebral estimulam então melhorias nesse ambiente porque é provável que a espiral progressiva avance até mais rapidamente do que se imagina. Contudo se o ambiente virtual é reunido como um empreendimento compartilhado que envolve muitos indivíduos, pode-se dizer que é provável o alcance de velocidades alucinantes se puderem acumular progressivamente com as gerações futuras onde linguagens e outros aspectos da cultura humana fornecerá um mecanismo por meio do qual tal acumulação possa acontecer.
Sobre a evolução do homem que acontece a milhares de anos vimos que um possível candidato que viveu aproximadamente 3m anos atrás é o Australopithecus Afarensis, representado pela famosa "Lucy" deu origem ao H. Australopithecus. A evolução deste por sua vez deu origem ao H. Erectus, (surgiu primeiro pouco antes de 1.6 m. de anos atrás). Uma espécie semelhante ao o H. Erectus descendeu de alguma forma o Homo Sapiens moderno (que data de apenas aproximadamente 100 m. anos atrás) E agora seremos o que? H. Futuris?

Por fim, os progressos científicos e tecnológicos são de valor-neutro. Eles são simplesmente muito bons em fazer o que fazem. Se você quiser fazer coisas egoístas, gananciosas, intolerantes e violentas, a tecnologia científica lhe proporcionará sem dúvida o modo mais eficiente de fazê-las. Assim como se você quiser fazer bem, resolver os problemas do mundo, progredir no melhor senso de valor-compartilhado considerando a educação, uma vez mais, não há nenhum meio melhor a esses fins que o modo tecno-científico. Isso porque sabemos que o conhecimento científico e a invenção técnica e virtual se desenvolvem progressivamente a uma taxa acelerada.
O vídeo faz uma reflexão sobre os avanços da tecnologia daqui a 15 anos. Será que estamos preparados?

Nenhum comentário: