Com os chamados Ambientes Digitais de Aprendizagem (Educação à distância na internet) a EaD ganhou a possibilidade de organizar de maneira mais controlada cursos, mescla de aulas presenciais e a distância, possibilidade de aulas apenas virtuais, integração com novas possibilidades de interação pela Internet, além da aproximação entre professores e alunos dentro do processo educativo.
O número de ferramentas disponíveis para utilização também cresce a cada dia. São e-mails, fóruns, conferências, bate-papos, arquivos de textos, wikis, blogs, dentre outros. Ressalta-se que, em todos estes ambientes, textos, imagens e vídeos podem circular de maneira a integrar mídias e potencializar o poder de educação através da comunicação. Além disso, a possibilidade de hiperlinks traz o aumento do raio de conhecimento possível de ser desenvolvido pelos alunos. Estes hiperlinks podem ser realizados tanto dentro do próprio ambiente digital de aprendizagem (entre textos indicados ou entre discussões em fóruns diferentes, por exemplo), como também de dentro para fora e de fora para dentro (em casos de pesquisas alargadas de discussões internas, nos quais se pode trazer ou levar conteúdo desenvolvido para a discussão). Assim, pode diferenciar inclusive as nomenclaturas que são dadas à educação promovidas a distância.
Principais Ambientes Virtuais de Aprendizagem
O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o processo de formação de professores para informática educativa, baseado na metodologia de formação contextualizada desenvolvida por pesquisadores do Nied (Núcleo de Informática Aplicada à Educação) da Unicamp. O TelEduc foi desenvolvido de forma participativa, ou seja, todas as suas ferramentas foram idealizadas, projetadas e depuradas segundo necessidades relatadas por seus usuários.
Com isso, ele apresenta características que o diferenciam dos demais ambientes para educação a distância disponível no mercado, como a facilidade de uso por pessoas não especialistas em computação, a flexibilidade quanto a como usá-lo, e um conjunto enxuto de funcionalidades.
O TelEduc foi concebido tendo como elemento central a ferramenta que disponibiliza Atividades. Isso possibilita a ação onde o aprendizado de conceitos em qualquer domínio do conhecimento é feito a partir da resolução de problemas, com o subsídio de diferentes materiais didáticos como textos, software, referências na Internet, dentre outros, que podem ser colocadas para o aluno usando ferramentas como: Material de Apoio, Leituras, Perguntas Freqüentes, etc.
A intensa comunicação entre os participantes do curso e ampla visibilidade dos trabalhos desenvolvidos também são pontos importantes, por isso foi desenvolvido um amplo conjunto de ferramentas de comunicação como o Correio Eletrônico, Grupos de Discussão, Mural, Portfólio, Diário de Bordo, Bate-Papo etc., além de ferramentas de consulta às informações geradas em um curso como a ferramenta Intermap, Acessos, etc.
O TelEduc é um software livre; você pode redistribuí-lo e/ou modificá-lo sob os termos da GNU General Public License versão 2, como publicada pela Free Software Foundation.
O TelEduc é um ambiente em desenvolvimento no Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Universidade Estadual de Campinas.
A WebCT é uma ferramenta que facilita a criação de um ambiente educacional baseado em interface WWW. Pode ser usado para criar cursos on-line completos ou como interface de apoio para cursos comuns. Foi desenhado para ser utilizado por usuários sem grande experiência técnica em computadores fazendo uso de interfaces gráficas para o desenho do material, assim como diversas ferramentas para auxiliar o professor. Alguns exemplos sistema de conferência, chat on-line, estudos em grupo, avaliações, gráficos que listam o progresso dos estudantes, email, glossários etc.
Um dos recursos mais importantes da Blackboard é sua ferrramenta para edição de conteúdos a qual permite visualização antecipada, correção gramatical, e compatibilidade com Dreamweaver, FrontPage ou qualquer ferramenta de autoria com padrão scorm.
Ele é composto por quatro áreas funcionais:
•Gestão da informação: informações pessoais, elementos de cursos e documentos, recursos acadêmicos através da web e integração de conteúdos off-the-shelf;
•Comunicação: ferramentas de colaboração assíncronas e síncronas incluindo o e-mail, fóruns de discussão e sessões de aula virtual em tempo real;
•Avaliações: testes e questionários com feedback automático, notas on-line e registro da participação e progressão nos conteúdos;
•Controle: utilitários de gestão para os docentes, armazenamento de informação e relatórios.
Os parceiros do Moodle são um grupo de empresas de serviços orientado pelos desenvolvedores do núcleo do Moodle. Nós fornecemos uma gama de opções de serviços comerciais para usuários Moodle, incluindo todos os serviços de hospedagem Moodle, contratos de suporte remoto, desenvolvimento de código personalizado e consultoria. Nossos clientes vão desde educadores individuais até departamentos da empresa de treinamento e universidades.
Neste ambiente os cursos podem ser configurados em três formatos escolhidos de acordo com a atividade educacional a ser desenvolvida. São eles:
•Formato social: é articulado em torno de um fórum publicado na pagina principal;
•Formato semanal: onde o curso é organizado em semanas com datas de inicio e fim;
•Formato em tópicos: onde cada assunto a ser discutido representa um tópico que não tem limite de tempo predefinido.
As ações colaborativas do moodle estão divididas em:
O Instituto UFC Virtual, da Universidade Federal do Ceará desenvolveu um sistema on-line ou melhor um ambiente virtual de aprendizagem, chamado Sistema On-Line de Aprendizagem - SOLAR, baseado no modelo de três camadas. Quanto a participação, o ambiente é orientado ao professor e ao aluno. Por fim, quanto ao processamento da aplicação , trata-se de um sistema distribuído, podendo ter seus elementos de frontend, Componentes de Software e Base de Dados em diferentes computadores. Do ponto de vista pedagógico, o sistema foi desenvolvido potencializando o aprendizado a partir da relação com a própria interface gráfica do ambiente, sendo desenvolvido para que o usuário tenha rapidez no acesso às páginas e ao conteúdo, fácil navegabilidade e compatibilidade com navegadores populares.
Atualmente este AVA dá suporte aos cursos de graduação semi-presencial ofertados através da parceria Universidade Aberta do Brasil – UAB com a Universidade Federal do Ceará. O SOLAR também é utilizado como suporte para cursos presenciais nesta mesma intituição. O mesmo é orientado ao aluno e ao professor que possibilita tanto a publicação como a participação em cursos a distância. O SOLAR possui uma interface amigável que facilita a navegação pelos vários recursos do ambiente oferecendo rapidez no acesso as páginas e ao conteúdo das aulas além de ser compatível com diversos navegadores.
O e-ProInfo é composto por dois websites: o site do Participante e o site do Administrador. No Participante, especificamente as possibilidades de interação nesse site o usuário tem a possibilidade de dois acessos, ao ambiente do curso e ao ambiente da turma e a interação poderá acontecer em qualquer um desses ambientes.
O ambiente do curso é uma interface do e-ProInfo pela qual todos os alunos do curso passarão. Pode-se compará-lo com a totalidade de uma escola e o ambiente da turma é uma interface do e-ProInfo onde todo usuário que estiver matriculado em uma turma terão acesso. A interação e colaboração acontecem especialmente na seção “Interação”. Essa sessão é composta das ferramentas:
•Bate-papo,
Em geral, todas as ferramentas inseridas em na seção “Interação” são apropriadas para reduzir os impactos da desterritorialização e destemporalização que acontecem na EAD.
Compilado por Elisângela Jataí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário