Bem vindos ao "O Farol", esperamos contribuir de alguma forma em suas pesquisas ou esclarecimentos sobre essa nova metodologia de aprendizagem a Educação a Distância.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Consuni aprova UFC Virtual como Unidade Acadêmica

Foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni), no dia 30/04/2010, a mudança de regime do Instituto UFC Virtual, que se torna a 16ª unidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará. Desde a sua criação, em 2003, o UFC Virtual possuía a nomenclatura de "órgão suplementar da Administração Superior".

O relator do processo foi o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Custódio de Almeida, que fez um histórico do Instituto UFC Virtual, lembrando que tudo começou a partir de trabalhos realizados na modalidade de educação em rede, tendo como primeiros projetos as atividades do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância, coordenado pelo Prof. Mauro Pequeno. A primeira ação, em 1997, foi o Projeto EDUCADI, realizado em São Paulo, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Ceará, onde dez escolas públicas foram atendidas durante dois anos.

Para fundamentar o parecer favorável à criação do Instituto enquanto unidade acadêmica, o Prof. Custódio de Almeida falou de todas as etapas de evolução do UFC Virtual, a partir de 2003. Referiu-se também a 2009, quando foi criado o curso de bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais, voltado para a formação de profissionais na área de mídias digitais, compreendendo três habilitações: Comunicação em Mídias Digitais, Sistemas de Informação Multimídia e Jogos Digitais.

O Pró-Reitor afirmou ainda que o Instituto UFC Virtual já conta com um corpo docente e técnico-administrativo em franco processo de consolidação e com a responsabilidade de acompanhar estudantes em formação de caráter permanente .

A transformação do Instituto UFC Virtual em unidade acadêmica consolida os interesses da Instituição no desenvolvimento do trabalho nas modalidades de graduação e pós-gdraduação, através das atividades de ensino, pesquisa e extensão e da utilização de tecnologias, metodologias e linguagens que estimulem a inovação no processo educacional.

Fonte: Conselho Universitário - (fone: 85 3366 7340)

Nenhum comentário: