Bem vindos ao "O Farol", esperamos contribuir de alguma forma em suas pesquisas ou esclarecimentos sobre essa nova metodologia de aprendizagem a Educação a Distância.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Visita a Escola José Batista

No dia 04/11/2009 a professora Fátima Sousa levou sua turma de informática educativa da Universidade Federal do Ceará a visitar a Escola José Batista. O objetivo desta visita era conhecer o laboratório de Informática educativa e conhecermos um pouco do trabalho desenvolvido pelos professores de laboratório. Apesar das dificuldades encontradas a escola consegue desenvolver um bom trabalho com as crianças, com os jovens (pro - jovem) e com adultos (EJA). Esses projetos são desenvolvidos com os alunos e também com a comunidade e visa entre outros a inclusão digital.

Na escola não existe um curso de informática propriamente dito, o que é trabalhado lá são conteúdos escolares com a ajuda do computador através dos chamados softwares educativos que visam desenvolver no aluno a familiaridade com o computador e um aprendizado diferenciado e mais dinâmico. Além dos projetos Pró-jovem e o EJA, a escola também está trabalhando outros projetos educativos como “Mais educação” e o “To no mundo” projetos que também utilizam a informática educativa.

O governo através do MEC vem investindo na área de informática educativa tanto nos projetos já citados como também no projeto UCA que disponibilizará um notebook por aluno com o objetivo de facilitar o acesso ao computador sem precisar depender dos laboratórios. Além dos projetos está investindo também na capacitação dos professores para que os mesmos possam atuar de forma efetiva com os alunos. Isso demonstra que a informática não pode mais viver longe das escolas, ela faz parte desse momento que para nós é novo, mas que em países mais desenvolvidos já vivem há bastante tempo.

O Trabalho desenvolvido na Escola José Batista e em tantas outras escolas acaba preparando o aluno para uma nova modalidade de ensino que está crescendo de forma acelerada, tanto em cursos de graduação como em cursos de pós-graduação que é o ensino a distância. A partir do momento que desde cedo as pessoas começam a se familiarizar com os recursos da informática ele irá utilizar com muito mais facilidade as ferramentas existentes nos ambientes virtuais de aprendizagem tais como o fórum, o chat, o portfólio, as mensagens e todos os demais recursos. É através desses ambientes que os cursos acontecem e essas ferramentas são utilizadas para a interação entre tutor-aluno, aluno-aluno, também para leitura de materiais, postagens de trabalhos e discussões acerca de assuntos pertinentes da disciplina estudada.

Para finalizar, ressalto a importância da informática educativa dentro das escolas públicas e particulares junto com uma nova metodologia que acompanhe essas mudanças. Parabenizo a Escola José Batista e todas as escolas que apesar de tantos entraves conseguem com muito amor e dedicação promover aos alunos uma educação digna que todos merecem.

Elisângela Jataí

Nenhum comentário: