Bem vindos ao "O Farol", esperamos contribuir de alguma forma em suas pesquisas ou esclarecimentos sobre essa nova metodologia de aprendizagem a Educação a Distância.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Aula tradicional é "viagem para ego do professor"

No ensino presencial sabemos que quem domina a comunicação são os professores e alguns acham que são os donos da verdade. Trata-se de uma grande viagem para seu ego. O aluno acaba relegado a um papel passivo em sala de aula. Quando o curso é formatado para a educação a distância, os papéis do professor e do aluno mudam. O professor não é mais o entregador do conhecimento, é seu “arquiteto”. Decide qual material é incluído e em que profundidade. O aluno é responsável por estudar a matéria antes das "aulas", que se transformam em momentos de discussão do material lido entre os alunos. É nesse momento que ocorre a aprendizagem.

Outra função importante do professor em EaD é auxiliar o aluno a filtrar informações. A multiplicação de fontes de informação na internet, algumas menos confiáveis ou mais enviesadas que outras, requer um trabalho de um guia experiente em uma grande excussão. Ele deve acompanhar as conversas dos alunos durante as sessões de discussão e interferir quando eles chegarem a um impasse. Deve ajudá-los a interpretar os textos, a ler entre as linhas, algo que nenhuma tecnologia atual pode fazer. Ai sim conquistar todos os alunos gradativamente conforme a limitação de cada um sem exceção o que impedira a evasão no curso.

Baseado na entrevista Fredric Michael Litto – Aula tradicional é "viagem para ego do professor",
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/

Nenhum comentário: