A educação a distância não é um algo novo como muitos pensam, ela teve início em 1728 por meio das aulas por correspondência ministradas por Caleb Philips na Gazetti de Boston. No entanto, outros autores situam seu início na primeira década de 1880 quando a Universidade de Chicago disponibilizou por meio de correspondência um curso de língua hebraica. No Brasil o marco de referência oficial é a instalação de escolas internacionais em 1904.
A segunda geração foi marcada pela utilização de tecnologias de comunicação como o rádio e a televisão. A utilização dessas mídias promoveu à democratização do acesso a educação em diferentes níveis.
A terceira geração adveio da concretização das Universidades Abertas entre as décadas de 1960 e 1970. Esse período foi marcado por mudanças importantes na educação à distância, utilizando a integração de diversas mídias (guias impressos, orientações por correspondência, transmissões por radio e televisão, audioteipes gravados, conferências por telefone, entre outros). Com isso criou-se um método pratico de veiculação de instrução em uma abordagem sistêmica.
A quarta geração é baseada na tecnologia da teleconferência por áudio, vídeo e computador proporcionando a primeira interação em tempo real de alunos com alunos e instrutores à distância. O método era apreciado especialmente para treinamentos corporativos.
A quinta geração, conhecida como classes virtuais on-line com base na internet, tem resultado em enorme interesse e atividade em escala mundial pela educação à distância, com métodos construtivistas de aprendizado em colaboração, e na convergência entre texto, áudio e vídeo em uma única plataforma de comunicação.
Fonte: MOORE, Michael G. KEARSLEY,Greg. Educação a distancia: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning,2007.
A segunda geração foi marcada pela utilização de tecnologias de comunicação como o rádio e a televisão. A utilização dessas mídias promoveu à democratização do acesso a educação em diferentes níveis.
A terceira geração adveio da concretização das Universidades Abertas entre as décadas de 1960 e 1970. Esse período foi marcado por mudanças importantes na educação à distância, utilizando a integração de diversas mídias (guias impressos, orientações por correspondência, transmissões por radio e televisão, audioteipes gravados, conferências por telefone, entre outros). Com isso criou-se um método pratico de veiculação de instrução em uma abordagem sistêmica.
A quarta geração é baseada na tecnologia da teleconferência por áudio, vídeo e computador proporcionando a primeira interação em tempo real de alunos com alunos e instrutores à distância. O método era apreciado especialmente para treinamentos corporativos.
A quinta geração, conhecida como classes virtuais on-line com base na internet, tem resultado em enorme interesse e atividade em escala mundial pela educação à distância, com métodos construtivistas de aprendizado em colaboração, e na convergência entre texto, áudio e vídeo em uma única plataforma de comunicação.
Fonte: MOORE, Michael G. KEARSLEY,Greg. Educação a distancia: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning,2007.
LITTO, Fredric Michael. FORMIGA, Manuel Marcos M. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil,2009.
Assista ao vídeo: Gerações de inovações tecnológicas no ensino a distância.
Fonte: youtube
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